sábado, julho 10, 2010

Fala-me do Teu Futuro*

" - Então e o que é que a sua mais velha quer seguir ?
- Fisioterapia.
- E esta sua filhota ?
- Educação de Infância
- Ai, aturar crianças ? Muda imediatamente de ideias ! "
Sorrir cinicamente e sair é o melhor remédio que encontro para tal parvoice.
Começamos por sonhar ser bombeiros, polícias e bailarinas. Crescemos e sonhamos ser ricos, porque vemos que o dinheiro é o truque da felicidade. Quando crescemos mais um pouco voltam a perguntar-nos qual é o nosso sonho. Agora que estamos meninos quase homens, começamos a perceber o mundo, a entender a nossa mente, a sentir coisas diferentes e a descobrir o nosso mesmo ser.
Agora a Mãe diz que temos que ser responsáveis, ganhamos orgulho em tirar boas notas, o Pai sorri e apoia, dizendo para continuar assim. A familia toda se admira com a média e na hora de respodermos o que queremos do nosso futuro ficam embasbacados e torcem o nariz.
A pergunta que me fazem é o que quero ser e não o que é que me da mais dinheiro, menos ou mais trabalho, e um grande lugar de destaque na sociedade.
Eu quero ser Educadora de Infancia. Sim, quero ensinar o Futuro de amanha nos primeiros passos. Quero sem dúvida, porque admiro, apesar de tudo, o mundo à parte que eles criam, a sua inocencia quando perguntam três vezes seguidas o meu nome ou pedem montes de beijinhos com aquele sorriso delicioso e os olhinhos brilhantes que me aceleram o coração.
Não desejo ser médica, ser engenheira ou ser fisioterapeuta.
Apesar do mundo hoje estar assim, não podemos acabar por seguir todos o mesmo caminho, ser todos robôs e fotocópias.
Eu quero um trabalho que me faça chegar ao fim do dia cansada mas realizada e feliz, não assustada, extremamente aborrecida e sem paciencia para disfrutar do que lá me espera.

Eu quero ser Educadora de Infancia. Eu quero ser feliz.

1 comentário: